quinta-feira, 6 de março de 2014

Faça um teste para saber se um curso online de inglês é a melhor opção.

Será que da mesmo para aprender uma nova língua pelo computador?

(Assista ao video a seguir, depois vamos refletir sobre este tema.)


Ao longo de alguns anos tenho experimentado algumas milhares de técnicas para ensinar e aprender uma língua. Sempre que me deparo com promessas milagrosas do tipo "inglês fluente em X semanas", ou "inglês em x meses", procuro saber mais sobre este tema e até já me matriculei em tais "cursinhos" afinal quem sabe eles não descobriram uma forma revolucionaria. Puro engano, atrás de engano. Criei uma serie de videos intitulados "É golpe!!" onde descrevo a maioria destas-pseudo escolas que são maquinas de arrecadar dinheiro, porém péssimas em ensinar. Há um incrível video onde descrevo detalhes do processo de venda destas escolas, o link no youtube é https://www.youtube.com/watch?v=_0PU7mAm64c (acesse e conheça as estratégias: proteja-se)
Mas, o objetivo deste artigo é ir um pouco além, eu queria explicar um pouco sobre a ideia por trás de cursos online, avaliando se são realmente eficientes. Como em todos meus videos e artigos eu NUNCA cito nomes de quaisquer cursos, sejam eles bons ou ruins, deixo a cargo do aluno-leitor fazer suas pesquisas e observações. 

Vamos às escolas mais comerciais (não necessariamente as melhores), elas geralmente oferecem:
- Inglês 24 horas por dia com professores americanos.
- Curso de inglês 2000 palavras, 3000 palavras etc.
- Você faz seu horário.
- Aprenda, entenda, pratique.
- Inglês com superlearning.

Bem, todas as promessas são a primeira vista "ótimas", mas será que todas são necessárias? Será que isto significa qualidade e garantia de aprendizagem? NÃO.
- Professores americanos? Isso pode ser bom desde que o professor seja realmente professor, muita gente contrata "professores"so porque são americanos, mas na realidade eles são garçons, camareiros, engenheiros, fazendeiros ou até religiosos. Mas, isso não vai garantir nada. Procure escolas, online ou físicas que ofereçam professores, não importa de onde são, Inglaterra, Brasil, India ou Nova Zelândia. O importante é saber ensinar, não quantidade de vocabulário.

- Esse negocio de inglês em tantas palavras, é algo tão complexo, se eu lhe der uma lista de 2000 palavras, isso não significa que você conseguirá reter todas, e muito menos que será capaz de usa-las.

- Ótimo, fazer seu horario é uma das melhores coisas ao se fazer um curso online. Mas seriam necessárias as 24 horas do dia? Isso pelo que notei, tem sido um dos grandes problemas destas empresas, não há como ter funcionários 24 horas por dia e atender com a mesma qualidade com este numero de professores. 

- Inglês com superlearning, Uau, será que eles sabem exatamente do que estão falando, George Lozanov, criou esta fabulosa técnica, mas acredite já apliquei inúmeras vezes com grande sucesso, mas ela é bem complexa, e exige muita dedicação e preparo dos alunos e professores, e o ambiente online definitivamente não é o mais adequado para aplicar esta técnica.

Ok, vamos ao proximo questionamento: O curso online é algo para todos? NÃO!!!

Bem, a primeira coisa a ser levada em conta é o porquê você precisa de um curso online ao invés de um curso presencial?
Leia atentamente as seguintes afirmações e marque de uma (até duas) que se encaixem em seu perfil:

1. (      ) Sou timido(a), não gosto de falar na frente de outras pessoas.
2. (      ) Tenho horários muito irregulares, trabalho em escala e acabo perdendo muitas aulas.
3. (      ) Sou muito disciplinado(a), acredito que em um curso online eu aprenda muito mais rápido.
4. (      ) Tenho algum tempo ocioso em meu trabalho e estudo, tempo curso para ir a uma escola, mas opimo para um curso online.
5. (       ) Me aposentei, eu queria fazer alguma atividade para ocupar meu tempo livre.
6. (       ) Sempre fui muito sem "talento" para línguas acho que um curso online seja uma forma de obter um diploma e ficar livre deste inglês de uma vez por todas. 

ótimo, vamos analisar o que você marcou:
A - se marcou 1 e 5. Desista o curso online não vai lhe ajudar em nada, alias pode até te atrapalhar. A melhor forma de superar a timidez em línguas é por meio do contato direto, aluno-professor-alunos, se você é tímido e se esconder atrás de um computador sua timidez pode até não ser percebida, mas no primeiro contato real que você tiver, você vai falhar como nunca pensou ser possível.
Agora se deseja ocupar seu tempo livre após a aposentadoria, procure um curso presencial pois neles você vai interagir e se divertir como nunca. Aprender uma língua pode e DEVE ser visto como um hobby de futuro.
B - se marcou 2 e 4. O curso online vai lhe ajudar bastante poupando tempo e agilizando sua vida. O curso online tem características únicas e podem agilizar sua vida e suas relações.
C - se marcou 6. Desista também, primeiro talento para línguas TODOS tem, até porque a única coisa que todo mundo, não importa quem, domina é uma língua. Você pode ser péssimo em números, terrível em datas, mas uma língua você certamente domina, então esqueça essa bobagem de talento. Ok, talento você tem. Agora obter um diploma é uma forma de se enganar, pois cursos online geralmente são mais "puxados"do que os presenciais, pois há uma serie de atividades a serem realizadas.
D- se marcou 3. Ótimo disciplina não é um problema e dedicação é outra característica sua, então o curso online pode sem duvida ser algo util, especialmente se você não dispuser de tempo para deslocamento, mas se deslocamento não é um problema o curso presencial também é uma boa alternativa para você.
   
Elementos imprescindíveis para um bom curso online:
1- Método padronizado, isso garante que os professores vão seguir um padrão único, sem essa coisa de cada aula ser de uma forma. A melhor forma de falhar em um curso de inglês é aprender com cursos sem padrão.
2- Boa conexão, nada pior do que dar uma aula via Skype pelo wi-fi e seu aluno usando uma conexão 3G do celular, a conexão tem que ser boa o bastante para que atrasos sejam pouco notados.
3- Material impresso, essa coisa de livros em formato pdf servem para encher caixa de e-mail, mas ninguém lê pdf, a aula tem que ser virtual o material não. Afinal, correios e sedex servem para isso. Nunca se matricule em uma escola online que diz, "ah, o material é enviado por e-mail, cada professor prepara o seu" - como sempre digo "É Golpe!!!"
O mesmo vale para professores particulares que ministram suas aulas online, eles adoram usar "Frankenstein Books, não sabe o que são? Bem, são aqueles professores que usam 2 paginas do livro X, a pg 16 do livro Y, atividades da gramática W, e quando você se da conta, você sabe um monte de coisas, mas na prática não sabe nada, pois não houve consistência no ensino.

Bem, sei que o tema é longo, mas por hoje é só. 
Deixe suas impressões e duvidas, será opimo poder te ajudar.
Abraços,
Jimmy Mello


1 comentários: