segunda-feira, 11 de maio de 2015

Polyglot Gathering 2015 em Berlim (Encontro de Poliglotas) Parte 01


Pela segunda vez consecutiva estive na Polyglot Gathering, realizada na cidade de Berlim. Para quem ainda não sabe do que se trata uma Gathering e como foi esta experiência, vou contar um pouco neste primeiro post.

Todos os vídeos tem os créditos para Lindsay Down do site lindsaydoeslanguages.com)
Há 20 anos atrás quando comecei a oficialmente entrar no mundo das línguas, aqui no Brasil, e criar meu próprio método de ensino e aprendizado não havia a internet e nem as redes sociais, nem o volume de conhecimento espalhado que temos hoje. Nós, os poliglotas, sempre estivemos por aí, mas era um trabalho solitário, e sem nenhum reconhecimento, mas dois poliglotas, um deles o grande Richard Simcott, resolveram criar o primeiro evento chamado Polyglot Conference, e o realizaram na cidade de Budapeste, na Hungria. As conferencias são eventos muito importantes, mas tem seu formato um pouco diferente deste que vou tratar neste post, consiste de apenas dois dias e palestras mais centralizadas.
No ano seguinte à primeira Polyglot Conference, a poliglota Judith Meyer, que esteve presente no primeiro evento teve a grande ideia de criar um evento poliglota semelhante aos encontros de Esperanto, ou seja, mais longos e com várias palestras e atividades ao mesmo tempo, e deu a este encontro o nome de Encontro de Poliglotas, ou em inglês,
Polyglot Gathering.

Judith Meyer (polyglot and Gathering Organiser)
O primeiro encontro foi em 2014 e aconteceu também em Berlim, aliás, durante a copa do mundo que acontecia no Brasil. Assim, como eu teria alguns dias livres, resolvi ir e conhecer este primeiro evento. Nestes encontros o mundo se encontra, nossa comunidade cresce a cada dia mais, e recebe a todos de braços abertos, fale você 20 línguas, ou apenas uma, o intuito é estar junto e se inspirar mutualmente. Durante os encontros temos palestras, workshops, eventos culturais, e momentos de praticar línguas com nativos de vários países.
Conor Clyne from http://www.languagetsar.com

Durante os intervalos, como é natural, sempre se forma um grupo, mas ao contrário de outras eventos estes grupos são sempre abertos, ou seja, se há um grupo com 5 (cinco), e você está tímido(a), basta se aproximar que o círculo se abrirá, e você será o 6o, (sexto) membro, como se já fôssemos amigos a anos, e partir daí, vamos construindo relações fantásticas, com discussões e trocas de experiências. Gostamos de nos auto-definir Comunidade Poliglota, pois é o que somos, um grupo único de todas as partes do mundo, da China aos Estados Unidos, passado por Israel, Grécia, Brasil, Suécia entre outros países.
Como toda comunidade temos alguns mais conhecidos que outros, mas não há diferença, todos somos membros de um grupo único. Temos membros de várias profissões, gêneros, e etnias, mas somos todos iguais. Hoje posso afirmar que tenho em meu facebook, mais amigos poliglotas do que meus amigos próximos. Por esta razão, neste ano de 2015, segundo encontro, eu me senti indo re-encontrar amigos. 04 dias (na verdade 04
e meio) mais atividades após o evento como pinique e visitas guiadas, passaram em um piscar de olhos. Eu acredito em um mundo multilíngue, onde não hajam barreiras, e onde
todos se respeitem apesar de...( complete com qualquer coisa, religião, sexo, raça, nacionalidade, orientação sexual, etc... ).

Pela segunda vez tive a oportunidade de ser não somente participante, mas palestrante e desta vez também Sponsor, ou seja, um dos patrocinadores. 

Benny Lewis, Fluent in 3 months, making fun with my poster ;-)
E acredite. nada me deu mais prazer do que isto, deixei todas minhas atividades no Brasil e cruzei o Atlântico para me encontrar com meus amigos do mundo.
Paweł Koperek, co-autor comigo do Mello Method Polonês
Lindsay Down - lindsaydoeslanguages.com


Nas fotos deste post você conseguiu, talvez, sentir a energia deste evento, mas é realmente difícil descrever com palavras. Mas uma de minhas amigas poliglotas que conheci este ano, tem um blog é um vlog e realizou uma série de pequenos vídeos registrando os 4 dias do evento. Você sentirá a energia com estes vídeos. Todos os créditos dos vídeos são para: Lindsay Down - lindsaydoeslanguages.com




Dia 01 

Dia 02


Dia 03


Dia 04


Este blog é mantido por MMO - Mello Method Organisation, e tem uma cópia de seus posts em mellomethod.com/blog

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sempre aprendendo...nao sabia que em Português é Berlim e não Berlin..legal te conhecer....
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Timmy! Ha alguma forma de entrar em contato com voce? Pode ser um email profissional, nao ha problema! Um abraco!

    ResponderExcluir
  4. Thank you for taking the time to provide us with your valuable information. We strive to provide our candidates with excellent care.As always, we appreciate you confidence and trust in us.


    SEO Company in Chennai

    ResponderExcluir
  5. It is the teamwork of the teams that makes a project successful and professional cv writers are expert in making a team a team so that they together can with the unbelievable for the whole town.

    ResponderExcluir